Sexo Seguro

I. Sobre a masturbação

É pecado se masturbar?

R - de acordo com Mat. 6: 27-28, a masturbação está claramente definida como pecado. Há casos de masturbação que foge do principio bíblico do texto acima, mas nem por isso deixa de trazer algum tipo de conseqüências físicas, psíquicas e espirituais. Devemos lembrar que o propósito do sexo conforme estabelecido por Deus, visa à comunhão do conjuge reprodução da raça e a glorificação do criador. A masturbação não cumpre os propósitos acima (Mat. 19:5-6 / Rm. 1:27).


A masturbação é caso para disciplina?
 
R – Quando a masturbação leva o indivíduo a fugiu dos princípios do sexo, estabelecidos pelo criador, trazendo conseqüências físicas morais e espirituais; deve ser tratado. Caso o indivíduo recusar o tratamento poderá justificar a disciplina da igreja.


II. Sobre o sexo antes do casamento

O sexo pré-conjugal é pecado?
 
R - O sexo antes do casamento é pecado, porque inverte o princípio estabelecido por Deus em Gn. 2:24 que diz para “deixar pai e mãe”(ato moral, social e emocional); “se unirá a sua mulher” (casamento) e “se tornarão uma só carne” (união permanente e inseparável). Outros textos para estudo são: (I Co 6:18-20; 7:36). O sexo antes do casamento é denominado na Bíblia como sendo o pecado da fornicação. Deus nos tem chamado para a santidade em todos os sentidos, inclusive no sexo. O conselho de Paulo em (I Tes. 4:4-8), deve ser observado por todos.


Todo o tipo carícia praticado no namoro é pecado?
 
R – a carícia faz parte do namoro. Contudo, certos tipos de carícia devem ser restritos ao casamento. Aquelas que estimularem o ato sexual, sabendo que não poderão satisfazê-las, são definidas na Bíblia como o pecado de defraudação ao companheiro (I Co 6:18-20). Para maiores esclarecimentos, procure seus pais, pastores e pessoas de comprovada maturidade. 


III. Sobre o sexo no casamento 

Qual a forma correta para a prática do sexo?
 
R – O sexo é uma criação de Deus, e como tal, a sua importância já está justificada nessas passagens (Gn 1:28 e 2:24). Cientificamente, já está comprovado que o sexo libera substâncias como a: endorfina, serotonina e produz hormônios que elevam o nível do sistema imunológico, digestivo e respiratório. Além disso, o sexo ajuda no comprometimento e comunhão do casal. Quanto à forma correta do sexo, o próprio casal deve conversar seriamente e abertamente sobre o assunto, buscando a melhor forma sem constrangimento para ambos. As posições sexuais não devem contrariar “o uso natural” conforme citado em Rm. 1:26, O uso do sexo  deve ainda ser praticado em “concupiscências imundas”, (Rm. 1:24). Deve-se observar a importância da saúde física (Hb. 13:4). Por isso, é desaconselhável o sexo oral e anal. Recomendamos os casais a uma descoberta íntima, amorosa e prazerosa na sua relação. Como descrita no livro de Cantares de Salomão. O amor e o respeito deve ser o ponto alto no relacionamento.


Com que regularidade deve ser praticado o sexo?
 
R – o sexo no casamento é uma benção de Deus. A palavra de Deus diz que “a mulher” deve conceder ao marido a devida benevolência (abnegação voluntária) e da mesma sorte o marido (I Co 7:3-4) A regularidade deve ser decidida em comum acordo dos cônjuges.
O apostolo Paulo aconselha os casais a não se negar um ao outro, a não ser para a oração e por pouco tempo, para não dar ocasião a satanás (1Co 7:5).


O problema na área do sexo pode ser motivo para divorcia-se?
 
R – Antes devemos considerar alguns pontos relacionados com o divorcio:

a) Deus não criou o casamento para que houvesse separação. Deus abomina o divorcio...(Mc 10:6-8).

b) a separação acontece por causa da dureza do coração. Em outras palavras, o problema não é externo(Mc 10:5).

c) o homem ou a mulher que se separa, a não ser por causa de ralação sexual ilícita, expõe-se a si mesmo e ao seu conjugue ao adultério O conjugue, deve dedicar o máximo de esforço possível para o arrependimento, perdão e reconciliação, sendo o divorcio somente a última alternativa do casal (Mt 19:9).


IV. Sobre os diversos usos da sexualidade

O homossexualismo, zoofilia (bestialismo) e a pedofilia são práticas corretas da sexualidade a luz da bíblia?
 
R – ao tratar de distúrbios da sexualidade, devemos começar pela sua origem (Rm 1:19-28). A bíblia comenta nesse texto que o ser humano ao ter se afastado de Deus, por causa do pecado, passou a desvirtuar tudo o que é correto e natural. Por causa disso, Deus os abandonou a paixões infames, entre as quais, o homossexualismo, prostituição, idolatria, malícia, malignidade etc. Por conta disso, a prática homossexual, bem como, a pedofilia e o bestialismo (zoofilia), são condenados por Deus, que estabeleceu o sexo como prática saudável entre homem e mulher e no casamento. Não se trata de discriminar o ser humano, mas, a sua prática é contrária aos princípios estabelecidos por Deus para o bem da humanidade; ou seja, valorizá-lo.


V. Sobre o controle de natalidade

O planejamento familiar é pecado?
 
R – não é pecado, pois, Deus dotou o ser humano de inteligência, e o casal deve saber as condições financeiras para a provisão dos filhos. Deve ser considerado um ato de extrema irresponsabilidade colocar filhos no mundo, sem poder sustentá-los dignamente. Existem métodos para o controle de natalidade, que em nada fere os princípios bíblicos. Quando a Bíblia diz em (Gn. 1:28) “... frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sustenta-a...” de modo algum estaria dizendo para um casal como alguns, poderiam interpretar, que devem ter muitos filhos. Esse mandamento não é para um, mas, para todos os casais. Cada casal deve orar e pedir a Deus orientação, quanto ao número de filhos que devem ter sem achar que estão pecando por isso. A bíblia nos dá essa liberdade de fazer planos, sabendo que Deus tem a última palavra (Pv 16:1).


Nota: O caráter deste livreto não é dogmático ou normativo e sim de ênfase pastoral, servindo de conteúdo orientador nestas questões relacionadas ao comportamento sexual da nossa geração que em muito tem influenciado a juventude das comunidades evangélicas. Todas as respostas oferecidas devem servir de base para orientarmos os nossos rebanhos nestas questões tão controvertidas e diversificadas em suas opiniões e tendências. Recomendamos a cada leitor a busca pelo aprofundamento destas questões, bem como a orientação bíblica e pastoral com o líder da sua comunidade a qual pertence. Estamos abertos para receber sugestões e contribuições sobre esses assuntos que tanto tem afligido as nossas famílias e comunidades.

Unknown disse... said:

01/10/2008, 17:51  

Você é maluco ou coisa pareccida. A bíblia nos passa mensagens em METÁFORAS .. imbecil ... que deve ser atualizada ao nosso tempo .. não tomadas ao pé da letra ! Crente Imbecil!

Template by Themes Blogger