A Batalha Interior | Tim Keller

Existe uma famosa estória escrita por Robert Louis Stevenson entitulada: “O estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde”. Esse livro é uma pequena obra de apenas 80 páginas. A maior parte dos anglos falantes já ouviram falar desse livro, seja na escola ou através de peças teatrais, ou cinema. A história narra a vida do Dr. Jeckyll, um homem reto que, segundo a sua vida vai passando, ele vai se desencantando com ela. Enquanto medita na sua conduta, chega a uma conclusão perturbadora: “eu me aproximava mais a essa verdade, de que um homem não é verdadeiramente um, mas na verdade, são dois. Vi que as duas naturezas que lutam no campo da consciência, podia se dizer que eram minhas, porque radicalmente eram duas”. É assim que Henry Jeckyll observa que há uma dualidade radical na sua natureza. Isso lhe altera, porque se vê a si mesmo como um campo de batalha para estas duas personalidades. E quem pode ser feliz no meio do campo de batalha? Num lado está ele, o virtuoso, e no outro lado, se encontra o “eu” egoísta, que quer tudo pra si. Em constante competição, como Jekyll poderá ser feliz? O Dr. Jekyll, homem verdadeiramente engenhoso e doutor em medicina, decide realizar um experimento: “se cada um (desses lutadores), me dizia, pudesse se alojar em uma identidade distinta, a vida ficaria livre daquilo que agora pra mim, é insuportável”. Então, Henry conseguiu separar as identidades usando uma poção química. Quando o Dr. Jekyll tomou a poção, conseguiu dividir os dois “Eus”. Por um lado, ele era o Dr. Jekyll, e por outro, o Mr. Hyde.

Com a separação das duas naturezas o Dr Jekyll fez uma grande descoberta: “Soube pela primeira vez que era mais perverso, dez vezes mais perverso, um escravo vendido ao meu pecado original... quando me olhei no espelho, vi que aquele novo indivíduo, feio e repugnante, era eu também...”. O que acontece nessa estória é que o lado mal domina o bom Dr. Jekyll.

O que é isso que Stevenson está querendo dizer? Temos de fato uma dualidade de bem e mal no nosso homem interior? Eu acho que a resposta é sim... e não. Pegue uma Bíblia e leia o capítulo 7 do livro de Romanos (Novo Testamento).

Interaja conosco pelo email: dialeto@ipmcurado4.com

Template by Themes Blogger