Sobre o Estresse

Estresse ou Stress pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais de uma incapacidade de distinguir entre o real e as experiências e expectativas pessoais. Pela definição, stress inclui a resposta de componentes físicos e mentais.

O termo estresse foi publicado pela primeira vez em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. Existem dois tipos de stress: crónico e orgânico.

O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.

O estresse tem como concepção a ansiedade, o antagonismo, a exaustão, a frustação, o despreparo, o excesso de trabalho, a TPM, a confusão, o estado de pranto e o medo. Todos esses sintomas deram origem ao termo stress ou estresse.

As causas que podem levar as pessoas ao stress: Dor e mágoa, Luz forte, Níveis altos de som, Eventos: nascimentos, morte, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crónicas, desemprego e amnésia. Responsabilidades: Dívidas não pagas e falta de dinheiro. Trabalho/estudo: provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos. Relacionamento pessoal: conflito e decepção. Estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia. Exposição de stress permanente na infância (abuso sexual infantil) e Idade.

Fonte: wikipédia

Template by Themes Blogger