O último (dialeto) de perto

Calma! Não estamos descontinuando o Dialeto em nossa. O fato é que o Pr. Felipe Assis, de viagem marcada para Miami, escreveu o que seu último texto daqui do Brasil com cunho de restauração da cultura. Algo que sempre fazia. Colamos o texto dele aqui na íntegra como mais uma despedida desse que começou o trabalho da igreja no Curado IV.

Este é o meu último dialeto. Quando decidimos incluir esta coluna no nosso boletim, fizemos com a intenção de que nossa igreja enxergasse a cultura de um certo ponto de vista que geralmente cristãos não enxergam. Existem dois extremos comuns quando se fala de interação entre Igreja e Cultura. O primeiro é o cisma entre os dois, ou seja, tudo que está relacionado a igreja é santo e tudo que está relacionado a cultura é profano. Na prática, este tipo de posicionamento prega atitudes como a de apenas escutar música evangélica, somente ler livros cristãos, não aderência a "moda" e em alguns casos a proibição de assistir tv e praticar esportes.

O outro extremo é aquele que funciona como uma espécie de esponja. Os “crentes esponjas”, ao contrário do primeiro grupo, estão sempre em contato com a cultura. Fazem isso absolvendo tudo sem questionar um pingo quanto ao modo de pensar e agir. É fácil de identificar tais indivíduos quando expressam numa conversa um posicionamento ético-político-social idêntico ao da rede Globo.

Creio que a proposta da Bíblia seja uma terceira via de equilíbrio. A Bíblia não nos chama a nos separarmos na cultura - "o mundo", nem tão pouco nos chama a assimilarmos tudo dela. Ao invés disso, a Bíblia nos chama a estarmos sempre em contato para que esta, de dentro para fora, possa ser compreendida e redimida por nós. A lógica é que para que possamos ajudá-la devemos escutar sua voz, seus anseios, seus questionamentos, suas decepções, suas dúvidas.

O Evangelho sempre traz solução e respostas a dilemas como estes, porque na verdade estes são dilemas presentes em todo coração humano. A minha oração é que a igreja continue a ser uma igreja que pense nessas entrelinhas para que sua missão de revolucionar o coração, a comunidade e o mundo seja integralmente cumprida.

Até uma outra...

Pr. Felipe Assis
felipebassis@gmail.com

Template by Themes Blogger