Dialeto | O sol - Jota Quest

“Ei dor...eu não te escuto mais. Você, não me leva a nada.
Ei medo...eu não te escuto mais. Você, não me leva a nada.
E se quiser saber pra onde eu vou, pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou”


Somos governados pelo medo e pela dor! Foi o que ouvi certa vez da boca de um grande pensador. De acordo com ele tudo que fazemos na vida é propulsado pelo medo. Por exemplo: Se trabalhamos, fazemos isso por medo de não termos dinheiro, e consequentemente não termos como nos alimentarmos e consequentemente... morrermos.

A dor também tem uma grande influência no modo como conduzimos nossas vidas. Somos marcados pelo passado e suas crises, suas más experiências e seus maus relacionamentos. Parte das decisões que tomamos ou deixamos de tomar no presente provém do medo de sofrermos as dores das experiências passadas.

Sinceramente, acho que isto não é mau. Faz parte do instinto humano de preservação criado por Deus. Até um certo ponto o medo e o medo da dor são saudáveis. O problema é quando ele desce da superfície para o âmago do nosso ser. Quando isso acontece, começamos a entrar em crise existencial e o nosso auto-valor escorre pelos ralos. O medo então se torna ansiedade e a dor transforma-se em flagelo. Esta é a experiência que muitos descrevem como “depressão”. A depressão quando nos atinge nos encurrala como reféns no canto da parede e tranca-nos numa cela virtual, isolando-nos de tudo e de todos. Então, passamos a viver em densas trevas.
Quando isso acontece ou quando vier a acontecer precisamos correr para o Sol.

O Salmista Davi, que conviveu de perto com o medo nos dois níveis, reconhece isso ao escrever “O Senhor é SOL e escudo” (SL 84:11). Davi nunca escondeu seu medo e sua dor, antes fez questão de registrá-la nos Salmos. Os salmos de Davi nada mais são do que uma confissão sincera diante de Deus das suas crises existências. Todavia, é no SOL que Davi processa os seus sentimentos. Ele não despeja seus sentimentos como fazem uns e não os reprime como fazem outros. Ele recorre a Deus que é SOL.

Não existe outro lugar seguro para corrermos quando somos caçados pelo medo e pelo medo da dor. Essa segurança é confirmada por Davi. Por isso que ele também chama Deus de escudo. O escudo é instrumento de proteção. Sempre que passar por medo ou dor não faça como se nada estivesse acontecendo. Seja sincero e lembre-se que o SOL é sempre o lugar mais seguro.

Pr. Felipe Assis
felipebassis@gmail.com

Template by Themes Blogger